Suporte Emocional




Ultimamente tenho assistido filmes que mostram o quanto as pessoas se transformam ao ter contato com outras pessoas, grande parte dos filmes mostra isso, afinal a vida é assim, transformação contínua, acessamos diversos aspectos de nós mesmos quando nos relacionamos com o outro. Mudamos, muitas vezes sem perceber, ao estar em contato com pessoas que nos estimulam, que admiramos, que nos questionam, que nos incomodam, de diferentes estilos, pontos de vista e podemos perceber que estar em contato com pessoas contribui para ampliar, enriquecer, repensar e até questionar muitas das nossas ideias.


Somos seres em relação. Precisamos de apoio e suporte diante de muitas situações na vida e esse apoio pode acontecer por parte dos familiares, dos amigos, dos colegas, das pessoas que confiamos, porém quando isso não acontece ou quando sentimos que não é suficiente, podemos contar com o auxílio de diversos profissionais que estimulam o cuidado, a empatia e o autoconhecimento. O psicólogo clínico ou psicoterapeuta, por exemplo, utiliza sua formação e experiência na prática clínica para compreender, oferecer suporte emocional e ajudar em diversos aspectos. Pode auxiliar a lidar com situações difíceis no trabalho, na vida pessoal, nos relacionamentos, nas mudanças ou transições da vida, nas perdas, nas crises, nos momentos em que não se tem muita perspectiva, na tomada de decisões, quando se quer alcançar algo, mas ainda não se sabe como chegar lá, na busca por qualidade de vida, etc.


Nosso corpo e mente estão interligados. Assim preocupações, estresse, ansiedade, depressão, angústia, fobias, medos, inseguranças e diversas emoções se não tratadas podem causar reações diretas no organismo por meio de sintomas. Há pessoas que tomam durante anos medicamentos, realizam muitos exames, vão a diversos médicos e não descobrem o que tem, não sabem o que fazer. Quando sabemos um pouco mais sobre nós mesmos, sobre nossas atitudes, tendências, o que e como pensamos, quem e como somos, podemos aprender a lidar com diferentes situações, enxergando aspectos que antes não nos chamavam atenção e minimizar ou extinguir alguns desconfortos e sintomas.


Na psicoterapia se oferece suporte emocional e também se estimula a autonomia, para que a pessoa aprofunde-se em si mesma, a fim de conhecer-se melhor, tocando aquilo que a princípio poderia parecer assustador ou intocável e até doloroso e sofrido. Esse processo contribui com o aumento da compreensão de si e do outro, gerando mudança e transformação. Algo revelador como no processo de metamorfose da borboleta.

#suporte #suporteemocional #transformação #contato #contatocompessoas #filmes #ooutro #somosseresemrelação #seresemrelação #apoio #situaçõesnavida #familiares #amigos #colegas #pessoasqueconfiamos #empatia #cuidado #autoconhecimento #psicólogoclínico #psicoterapeuta #situaçõesdifíceis #transições #nãosetemmuitaperspectiva #tomadadedecisões #qualidadedevida #preocupações #estresse #ansiedade #depressão #angústia #fobias #medos #inseguranças #comosomos #quemsomos #oquepensamos #comopensamos #aprenderalidar #aprenderalidarcomdiferentessituações #extinguirsintomas #minimizardesconfortos #aprofundese #conhecersemelhor #intocável #doloroso #sofrido #mudança #trasnformação #metamorfosedaborboleta #processodemetamorfose #processodemetamorfosedaborboleta

Ultimos Artigos