Ciclos da vida




O que podemos aprender com os ciclos da vida? O que a natureza pode nos revelar? Você já parou para pensar que a vida pode ter alguma semelhança com as estações do ano? O que podemos aprender com isso? Se prestarmos atenção na natureza, perceberemos que cada estação do ano pode trazer dicas e convites específicos. Cada estação transforma as paisagens, nos convida a novas posturas e nos oferece uma série de aprendizados para a vida.


Para iniciar a reflexão te convido a pensar nas estações climáticas, elas são cíclicas possibilitam a natureza e aos seres vivos estarem de um modo específico. A primavera, palavra que deriva do latim primo vere, exprime o começo do verão, estação do ano que antecede o verão, costuma ser uma estação do ano leve em sua temperatura, cheia de cores, de flores, de folhas das mais diversas tonalidades, nessa estação as árvores mostram sua vitalidade. Estação do ano inspiradora para o ser humano e também para os outros seres vivos, de poesias, de versos, de cores, de amores, de fluidez, onde se pode perceber a leveza da vida, dos relacionamentos, a suavidade dos laços afetivos e a alegria das conquistas. Suscita ideias de renascimento, rejuvenescimento e de renovação, vem de um despertar da natureza após o inverno. Tem fases na nossa vida em que o florescimento de ideias, de sentimentos, de conquistas e sonhos se realça, assim renovamos nossos ânimos e podemos buscar valorizar as sutilezas desse período.


O verão, composto por temperaturas mais altas e chuvas torrenciais, pode nos revelar momentos prazerosos e intensos, apesar das roupas mais leves. Traz a oportunidade de lazer, de momentos acolhedores, de explorar mais o mundo, de conhecer lugares, aproveitar a natureza com suas cachoeiras, praias, trilhas e serras, é um período mais voltado para fora, carrega consigo a ideia de movimento, de abertura ao novo, de extroversão, de desbravamento, de descoberta, de leveza, de alegria, de simplicidade, de aventura e plenitude. Estação de tempo quente, aberto, de muita luz em que nossos movimentos tendem a ser para o mundo externo.


Já o outono, conhecido como o tempo da colheita, é uma estação marcada pela mediação de estações extremas: verão e inverno. Nela, as árvores perdem suas folhas, imagem que evidencia o desapego e a renovação, se as árvores não “soltassem” suas folhas, elas não sobreviveriam à próxima estação, pois no inverno as folhas se queimariam com o frio, prejudicando sua troca gasosa. Com isso, a natureza nos mostra a importância de deixar ir aquilo que não serve mais a fim de preservar o que, de fato, é essencial. Assim, o que pode ser percebido inicialmente como uma perda pode se tornar um ganho, afinal a árvore perde suas folhas para ganhar mais tempo de vida. Aproveite para refletir: o que você precisa deixar ir, do que precisa abrir mão para deixar fluir as próximas estações da sua vida? Quais ideias, atitudes, hábitos e/ou relações que não fazem mais sentido? É tempo de deixar ir o que não serve mais para seguir com vitalidade os próximos ciclos da vida e continuar se desenvolvendo.


O inverno é a estação mais fria do ano, as noites são mais longas que os dias e com a temperatura mais baixa buscamos nos refugiar, procuramos aconchego no ambiente interno, permanecemos mais tempo recolhidos, introspectivos, voltados para dentro, ponderando os ciclos, perdas e escolhas vividas, é uma estação que sugere maior contato consigo mesmo, estimula reflexões, faz um convite para diminuir o ritmo e ouvir-se, para prestar atenção ao seu mundo interno, sugere certa quietude e introspecção muitas vezes necessárias. Vivenciar esse inverno no ciclo da vida pode ser, a princípio, assustador, mas pode também nos acalentar, nos nutrir. O tempo do inverno na nossa vida pode ser árduo, contudo se aceitarmos que cada estação traz sua beleza e necessidades peculiares, aproveitaremos muito mais cada ciclo e permitiremos que a renovação aconteça. Lembre-se: depois do inverno vem a primavera. O maior desafio é aceitar o ciclo presente e aprender com ele, pois tudo na vida se renova e não há ciclo que dure eternamente, a natureza é um belo exemplo disso.


#ciclosdavida #ciclodavida #natureza #estaçõesdoano #aprendizadosparavida #estaçõesclimáticas #primavera #estaçãoinspiradora #amores #rejuvenescimento #renovação #sonhos #verão #exploraromundo #conhecerlugares #descoberta #alegria #leveza #cachoeiras #praias #trilhas #serras #outono #árvoresperdemfolhas #desapego #deixariraquiloquenãoservemais #deixarir #inverno #estaçãomaisfriadoano #temperaturamaisbaixa #tempodoinverno #invernonavida #depoisdoinvernovemaprimeira #tudonavidaserenova

Ultimos Artigos