Sobre os sonhos

  

 

 

 

          Você costuma sonhar acordado? Costuma sonhar enquanto dorme? Você se recorda dos sonhos que tem? Há algum sonho que se repete ou que é recorrente? Tem tido pesadelos? Como você lida com os sonhos que você possui?

 

       Sonhar pode ser considerado uma produção criativa de cada pessoa, composta por modestas imagens ou conteúdos enigmáticos e misteriosos, que podem refletir situações do cotidiano ou contextos caóticos, desorganizados, incoerentes e até surreais. Sonhar é uma experiência muito poderosa e significativa em diversos momentos da vida. O sonho pode dar dicas de conflitos ou situações vividas que precisam de atenção. Assim, sonhos que se repetem costumam evidenciar aspectos da vida ou questões que precisam de mais cuidado por parte do sonhador. Pesadelos ou sonhos muito aflitivos e angustiantes também podem revelar medos paralisantes, inseguranças e preocupações significativas.

 

       Quando se sonha dormindo tudo pode acontecer no sonho, afinal os julgamentos e preconceitos também se mantêm adormecidos, é como se você estivesse dentro de um filme com aspectos da realidade e também repleto de fantasias. Os conteúdos e objetos que aparecem são criação do seu mundo imaginário: as situações, as cores, os contextos, o enredo e a forma de lidar com tudo isso pode mostrá-lo como protagonista ou refletir o quanto você se sente um mero expectador nessa ficção que pode revelar muitos aspectos até então, não observados anteriormente.

 

        Talvez, no primeiro momento, possa ser difícil imaginar o que determinado sonho que você sonhou na noite passada, por exemplo, tem a ver com o seu cotidiano, com a sua vida, mas é impressionante o quanto sonhos podem facilitar insights, podem ampliar sua percepção ou revelar como você costuma lidar com determinadas situações. Na psicoterapia, muitas vezes, os sonhos são usados como instrumentos para facilitar o autoconhecimento, pode-se associar conteúdos do sonho com situações que a pessoa experimenta em sua história e ao contrário de buscar o que determinado objeto significa ou representa, no processo terapêutico busca-se compreender o que cada parte do sonho pode mostrar para o sonhador, em sua vida desperta, alcançando maior clareza e compreensão de si mesmo.

Please reload

Ultimos Artigos
Please reload

Entre em contato pelo telefone 11 99625-6440 ou através do e-mail danielle.mrsp@gmail.com