Solidão e Solitude









Solidão é um estado emocional de quem se acha só. Isso significa que todos os seres humanos estando acompanhados ou não, experimentam, em diversos momentos da vida, essa sensação. Para se deparar com a solidão você não precisa necessariamente estar só, você pode muitas vezes estar acompanhado ou rodeado de pessoas e mesmo assim sentir certa ausência, carência, vazio ou falta.


Martin Heidegger (1880-1976) em seu livro Ser e Tempo fala que estar só é condição original de todo ser humano. Que cada um de nós é só no mundo, cada um nasce e enfrenta de alguma maneira sua própria vida, lidando de algum jeito com a solidão, com a sensação de abandono e com a liberdade que a solidão nos promove. Assim, o homem se torna autêntico quando aceita a solidão como consequência da sua liberdade, quando se torna o ator principal e assume a responsabilidade da própria vida. E se torna inautêntico quando se percebe como um estranho para si mesmo, interpretando a solidão como abandono, podendo abrir mão de sua existência para colocar-se a serviço dos outros, esquecendo-se de si, não olhando sua relação consigo, buscando fora aquilo que poderia buscar dentro.


Nesse sentido, a solidão pode ser um caminho possível de reflexão, de amadurecimento, de autoconhecimento, de transformação e é necessário ter coragem para não rejeitá-la, já que faz parte da realidade humana. A experiência humana nos possibilita por meio do apoio do outro, do acolhimento que o outro nos oferece, aprender a se reconhecer, a se acolher, se aceitar, se curtir e se compreender melhor, tendo uma relação consigo mesmo de maior intimidade, de qualidade, de harmonia e paz.


Portanto, ao entrar em contato com a solidão podemos percebê-la, dependendo do momento, como uma oportunidade de desenvolvimento, para aprender a estar mais a vontade com a própria companhia, descobrindo sua força pessoal e estabelecendo um diálogo interno. As relações afetivas podem se tornar mais significativas, a partir dessa experiência de solitude que é valorizar a presença de si mesmo.

#solidão #só #estarsó #estaracompanhado #rodeadodepessoas #ausência #vazio #falta #carência #MartinHeidegger #Heidegger #SereTempo #livroseretempo #estarsóécondiçãooriginaldetodoserhumano #cadaumdenósésónomundo #enfrentasuaprópriavida #sensaçãodeabandono #abandono #liberdade #homemsetornaautêntico #aceitaasolidãocomoconsequênciadasualiberdad #aceitaasolidão #atorprincipal #responsabilidadedavida #responsabilidadedaprópriavida #estranhoparasimesmo #solidãocomoabandono #abrirmãodesuaexistência #aserviçodosoutros #esquecerdesi #autoconhecimento #trasnformação #realidadehumana #reconhecer #acolher #aceitar #curtir #secompreendermelhor #maiorintimidade #qualidade #harmonia #paz #oportunidadededesenvolvimento #aprenderaestarmaisavontade #própriacompanhia #estarmaisavontadecomaprópriacompanhia #forçapessoal #diálogointerno #relaçõesafetivas #relaçõesafetivassignificativas #solitude #valorizarapresençadesi

Ultimos Artigos