Conflitos

       

 

         Vivemos em sociedade, aprendemos a desenvolver ideias, pensamentos e pontos de vista a partir dessa interação social, estamos integrados em diferentes grupos sociais, permeados de conceitos, padrões, tradições, “pré” conceitos, ideais, valores e costumes que podem ou não ser repetidos ou perpetuados e que, de algum modo, nos afetam. É nesse ambiente de interação com outras pessoas que surgem os conflitos.

 

         Conflito nada mais é que um choque de elementos contrários, uma luta de poderes com interesses antagônicos, um confronto de ideias, discordância de interesses ou de pontos de vista de ordem ideológica, cultural, religiosa, econômica ou política que envolve pessoas ou grupos. Para o sociólogo, filósofo e político alemão Ralf Dahrendorf (1929-2009) o conflito é um fato social universal e necessário. Faz parte da natureza humana e reflete as diferenças de percepções e de interesses. Nesse sentido os conflitos sociais podem revelar conflitos interiores, pois a sociedade é formada por cada pessoa que possui seus valores, crenças, percepções e suas vulnerabilidades.

 

         No primeiro momento podemos atribuir ao conflito uma conotação negativa, por trazer diversas consequências, entre elas o desgaste. Mas se nos demorarmos um pouco mais nisso, se analisarmos e buscarmos compreendê-lo, perceberemos a profundidade e complexidade disso. O conflito gera desconforto, porém impede a estagnação, motiva a mudanças, pode ser uma fonte de criatividade e de transformação por incitar o surgimento de novas ideias e estratégias.

 

           E você, quais são os conflitos que tem enfrentado? Como se percebe com eles no seu dia-a-dia? Como tem lidado com isso? Tem os percebido como uma situação que atrapalha sua vida ou como uma oportunidade para seu desenvolvimento? 

Please reload

Ultimos Artigos
Please reload

Entre em contato pelo telefone 11 99625-6440 ou através do e-mail danielle.mrsp@gmail.com