Máscaras Sociais usadas na vida

 

 

       Ninguém é apenas aquilo que parece ser, por mais que você imagine que conheça muito bem alguém e conviva com ele, você convive com um aspecto dele, com um dos papéis sociais que ele desempenha na vida. Dessa forma, você acessa uma parte dessa pessoa, pois você não sabe realmente o que se passa em sua cabeça, seus questionamentos, seus sentimentos, suas emoções, sua imaginação. Isso acontece com todos nós.

 

        Ao longo da vida, no dia-a-dia, desempenhamos diversos papéis como de filho(a), amigo(a), aluno(a), profissional, namorado(a), pai, mãe, neto(a), esposo(a), sobrinho(a), primo(a), genro, nora, empregado, chefe, vizinho(a) e tantos outros. Cada papel se relaciona a uma máscara social usada muitas vezes para encenar o teatro da vida. Não agimos da mesma forma em todos os lugares, assim, em cada contexto ou ambiente que estamos inseridos desempenhamos determinados papéis e agimos de maneiras diferentes.

 

       Quando estamos com nossos amigos nossa postura é completamente diferente do papel que exercemos no trabalho e isso também acontece na família, nos momentos de lazer. Os papéis sociais são importantes para adequar alguns comportamentos, roupas e estilo de expressão, mas, às vezes, respeitamos tanto esses papéis sociais que corremos o risco de criar uma mentalidade enrijecida e podemos ficar muito preocupados em corresponder às exigências sociais, as opiniões externas e as expectativas que os outros depositam. O medo, a obediência e a falta de questionamento pode nos estimular a agir de um jeito específico, levando ao aprisionamento, à falta de liberdade.

 

   Carl Rogers (1902-1987), psicólogo humanista, fala que ao tentarmos satisfazer as expectativas das pessoas, nos voltando aos desejos, regras e papeis que os outros insistem em nos impor podemos desenvolver muitos problemas, corremos o risco de olhar no espelho ou agir de determinada forma que podemos não mais reconhecer quem somos. Então preste atenção nessas convenções sociais para não ser engolido por elas, restringindo sua vida apenas aos papéis coletivos existentes. Encontre momentos para você mesmo, busque conhecer-se melhor, para evitar complicações futuras consigo mesmo.

 

Please reload

Ultimos Artigos
Please reload

Entre em contato pelo telefone 11 99625-6440 ou através do e-mail danielle.mrsp@gmail.com