Ciúme


Percebo, frequentemente, que diversas pessoas associam o ciúme a demonstrações de amor, afeto e carinho, mas se olharmos mais atentamente perceberemos que o ciúme reflete o medo da perda e está relacionado a insegurança e a falta de confiança que a pessoa sente de si mesma e geralmente também percebe isso no outro. Só sentimos ciúmes, só temos medo de perder pessoas que gostamos e que são especiais de alguma maneira.


O fato é que todos nós ao nos relacionarmos com alguém corremos riscos e isso pode nos assustar, nos incomodar e até mesmo nos paralisar a ponto de evitarmos intimidade ou um contato mais genuíno com outras pessoas. É importante considerar que somos seres livres em nossa essência, mas muitas vezes buscamos exclusividade, atenção, segurança e garantias, não queremos correr riscos e tememos pela rejeição e abandono. Porém tentar controlar o outro, desconfiar e cobrar pode levá-lo a uma sensação de “sufocamento”, estimulando-o a buscar maior liberdade.


Um relacionamento saudável se constitui a partir da confiança e da liberdade que cada um possui de escolher se relacionar com o outro. Dessa forma, olhar para si mesmo, perceber aquilo que se tem e não o que gostaríamos que fosse, aceitar a responsabilidade no relacionamento, estabelecer um diálogo franco e aberto consigo mesmo e com o outro pode ajudar a encontrar um maior equilíbrio.

#ciumes #SantaCecilia #DanielleMoreiraRodrigues #PsicologaClinica #amor #afeto #carinho #ciúme #ciume #ciúmes #insegurança #faltadeconfiança #desconfiança #medo #intimidade #rejeição #abandono #desconfiar #liberdade

Ultimos Artigos